Embora o lançamento do Escarpas do Lago tenha ocorrido em 1979, pode-se dizer que a sua história começa no início da década de 50. Naquela época nem se pensava em cosntruir a hidrelétrica de Furnas, o que aconteceu logo depois que a idéia foi levada para o Ministro das Minas e Energia, do Governo Juscelino Kubitscheck.
Na década de 70, Dr. Marcos Valle Mendes tomou conhecimeto de um estudo da empresa americana TVA - Tenesse Valley Authority, denominado Plano de Desenvolvimento Turístico do Lago de Furnas, feito para Secretaria da Indústria , Comércio e Turismo de Minas Gerais. Especializada na análise de aproveitamento de lagos em todo mundo, a TVA apontou nesse estudo o enorme potencial turístico do lago de Furnas, indicando as áreas prioritárias, dentre as quais estava a região de Capitólio, pelas suas belezas naturais, como cachoeiras, cascatas e cannyons.
As águas represadas faz do Lago uma das maiores represas do Estado de Minas Gerais, se transformando em um dos locais de lazer, de esportes e de turismo dos mais procurados do estado.
Em torno da represa, que tem águas totalmente cristalinas, se reunem, não só habitantes do Estado de Minas Gerais, mas também habitantes de São Paulo e estados adjacentes.
Quanto aos balneários que lá surgiram, o de maior sucesso, implantado pela iniciativa particular, sem duvida é o Escarpas do Lago, situado no municipio de Capitólio, e que se tornou um modelo para todo o País. A tranquilidade e a beleza do local são um convite para uma convivência da família, em contato mais intimo com Deus e a Natureza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário